segunda-feira, 31 de maio de 2010

SARC em busca de Parcerias/Patrocínios

Dia 22/05/2010 parte da diretoria da SARC, se deslocaram de sua cidade sede e foram até o povoado de São José dos Bandeirantes às margens do rio Araguaia no município de Nova Crixás, para se encontrar com diretores da empresa Mineradora Serra Grande, cuja sede de atuação se está na cidade de Crixás-GO.

Depois de longas horas de viagem por estradas não pavimentadas e em péssimas condições de conservação, os membros da SARC chegam ao seu destino e já procuram logo meios de cumprir o objetivo da viagem: “encontrar os diretores da mineradora Serra Grande”, sendo os mesmo localizados na sede da associação de moradores daquela localidade.
Após a reunião dos diretores com aquela comunidade, foi a vez da SARC se reunir com os mesmos, que em rápidas palavras foi solicitado que o presidente e outros representantes da SARC agendasse uma audiência na sede da empresa, para que lá apresente seus projetos.
Os membros da SARC que esteve em São José dos Bandeirantes foram: Luzitânia de Almeida Alves, Enivaldo Alves da Silva, Josemar Rodrigues da Silva, Aquila Pricilla e Andressa Suianny e que se encontraram com: Daiany Cristina, Carlos Cordeiro, Jardel Arantes e Adailton.
A comunicação solicitando a audiência foi feita e estamos nos preparando para a viagem que deverá ser entre os dias 07 e 11 de junho de 2010.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

SARC É RECONHECIDA COMO ONG DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL

SARC É RECONHECIDA COMO ONG DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL

Após oito longos anos de trabalhos prestados voluntariamente à comunidade sãomiguelense a SARC é reconhecida legalmente pelo poder público como uma ONG de UTILIDADE PÚBLICA.
Desde sua criação em 2002, as diretorias que se formaram buscavam este reconhecimento e há registros oficiais solicitando este reconhecimento.
Porém com um trabalho dinâmico, transparente, e, interativo do atual presidente Enivaldo Alves (Sula), junto ao Poder Legislativo o movimento ganhou força e tramitou pelas comissões da Câmara de Vereadores de São Miguel do Araguaia recebendo apoio de todas elas; todos os vereadores apoiaram e votaram favoráveis ao projeto de lei nº 587/2010.
Em 19 de Maio de 2010, o Poder Executivo através de seu Representante o Prefeito Municipal Ademir Cardoso dos Santos, sancionou e publicou a Lei 587/2010, reconhecendo a SARC  como entidade de Utilidade Pública no âmbito do município.
Vale ressaltar que foi o interesse da vereadora Adailza Alves de Souza Crepaldi, em abraçar esta causa e ousadia de propor o projeto de lei, que esta ação se concretizou.
A todos os envolvidos no processo de tramitação, os servidores do Legislativo, do Executivo, aos nobres vereadores, e especial a Adailza Alves, nosso muito obrigado. A SARC se fortalece com ações iguais a esta.
Conheça na íntegra a lei, logo abaixo. Clique sobre a imagem.
Enivaldo Alves (Sula)
Presidente





terça-feira, 25 de maio de 2010

PRESIDENTE DA SARC É RECEBIDO PELO DEPUTADO FEDERAL JOÃO CAMPOS

O presidente da SARC, Enivaldo Alves (Sula), foi recebido pelo Deputado Federal Dr. e Pr. João Campos, no dia 09 de abril de 2010, quando este esteve na cidade de São Miguel do Araguaia para receber da Câmara Municipal, o título honorífico de Cidadão São Miguelense.


Na oportunidade o Presidente da SARC entregou ofício ao Deputado João Campos solicitando apoio cultural para a realização do projeto “Crescer Fazendo Artes.”

O Deputado mostrou-se aberto e anotou telefone para posterior contado.

Ainda na ocasião o representante da SARC, agradeceu ao Deputado pela doação dos coletes azuis que a equipe usa durante suas atividades no Rio Crixás.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A ÁGUA É INFINITA?

Água, bem comum de uso coletivo imprescindível à sobrevivência dos seres vivos.
Para o ser humano a água tem vários sentidos, eis aqui três:
Espiritual: Jesus comparou as Escrituras Sagradas à água, pois assim como água está para manutenção e suprimento das necessidades humanas, as Escrituras Sagradas está para alma, sem as quais um e o outro não sobrevive;
Poético: Pois tem de ser fonte de inspiração para poemas, poesias, pinturas, fotos e até o romantismo de forma mais prática.
Científico: Líquido usado assepsia geral, alimentação, dessedentação de animais e humanos, recreação, meio de transporte e geração de energia.
O estoque de água potável está se esgotando.
Que acontece em sua casa quando falta água?
Quanto tempo aguentaria ficar ser beber, sem condições de se higienizar (banhar, escovar os dentes, lavar vasilhas e roupas, dar descarga no vaso sanitário, preparar alimentos)?
É preciso economizar, corremos sério risco de num futuro não tão distante ficar sem abastecimento de água.
Que podemos fazer? Usá-la de modo inteligente e sustentável.
Economizar hoje para não faltar amanhã.
Você pode fazer isso?

N-Valdo Alves (Sula)
Presidente da SARC

Crédito da Imagem link. Acesse-o e veja o texto do autor sobre o dia Mundial da Água.

quarta-feira, 24 de março de 2010

SARC – PARTICIPA DA ELABORAÇÃO DA LDO, LOA 2011 E PPA 2010/2013

Atendendo ofício convite da Superintendente Municipal de Planejamento, a senhora Cibele Trancoso, a SARC – Sociedade de Amigos do Rio Crixás, através de seu presidente Sula (Enivaldo Alves) participou de uma reunião no dia 23/03/2010, na sala de reuniões da SEMEC, onde se discutiu ações a serem inseridas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária); LOA (Lei Orçamentária Anual) ambas para o ano de 2011 e o PPA (Plano Plurianual) com vigência 2010 a 2013.
Foi convidada toda a comunidade sãomiguelense, através de suas representatividades e dos segmentos organizados nela existente.
Na ocasião foram discutidos os serviços prioritários a serem desenvolvidas pela prefeitura municipal, e as pessoas presentes tiveram oportunidade de se manifestarem fazendo sugestões e reivindicações em ficha a parte, que serão reunidas e analisadas pela comissão técnica das Secretarias de Planejamento, Finanças e Departamento de Contabilidade; sintetizando-as em um documento que será submetido a avaliação do Prefeito Municipal para seleção das ações possíveis de se realizar dentro do período proposto de acordo com a capacidade financeira da prefeitura.
A SARC – manifestou sobre a necessidade de se direcionar recursos às questões ambientais de nossa região, bem como, a necessidade da prefeitura firmar um termo de cooperação técnica ou convênio com as ONGs; reconhecimento da SARC como sendo de utilidade pública. Também se discutiu sobre a necessidade da continuar a canalização do Córrego dos Buritis e da retirada dos esgotos que são lançados no mesmo. Os produtos químicos que são lançados pelos lava-jatos nos cursos d’águas de nossa cidade. E a ocupação desordenada de áreas urbanas.
O sr. Renato Tolentino Guimarães (Deptº de Contabilidade Municipal), versou sobre a falta de preocupação da comunidade local em acompanhar e sugerir ações para serem analisadas pelo chefe do Poder Executivo e a possível realização destas ações.

 
Estiveram presente nesta reunião:
Adnilton Teodoro da Cruz – Assentamento Lajeado
Cléia Maria Tavares – Conselho Mul. de Educação
Daniele Mara Silva – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Eliete Lima da Silva Santiago – Assentamento São José e Sindicato do Trabalhadores Rurais
Enivaldo Alves da Silva – Ong (SARC) Sociedade de Amigos do Rio Crixás
Leda Glafira C. Borges – Secretaria Municipal de Saúde.
Luiza Gomes dos Santos – Projovem Adolescente
Maria Aparecida de Souza Sales – Colégio Sol Nascente
Maria Eunice Pereira Ribeiro – Conselho do FUNDEB
Maria Neide Pereira Medeiros – Associação Jesus Bom Pastor (MANÁ)
Marlene Pereira Lima – Ong GIBA Pró-Rios
Otávio Alves da Silva – Departamento de Planejamento da SEMEC
Paulo Roberto Alves da Silva – Sindicato SISMA
Renata Fernanda de S. Araújo – Câmara Municipal
Renato Tolentino Guimarães – Departamento de Contabilidade Municipal
Suely Aparecida Santos Morelato – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Wataru Matsui – Departamento Municipal de Tributação


Foto "oficial" da reunião. Para ampliá-la, clique na mesma.






segunda-feira, 22 de março de 2010

Preparativos para Temporada 2010

O período de alta temporada se aproxima, e já começamos a organizar as atividades do mês de julho deste ano. Um importante passo foi dado, uma vez que no dia 18/03/2010 reunimos, na sede da APA Meandros do Rio Araguaia em Luiz Alves, para tratar de assuntos concernentes as atividades a serem desenvolvidas para realização da temporada de férias 2010, a saber:
1 - Montagem de um informativo, para divulgar ações desenvolvidas pelas instituições presentes;
2 – As discussões sobre as atividades desenvolvidas ou a desenvolver durante a temporada, serão realizadas aqui em São Miguel do Araguaia e não mais em Goiânia;
3 – Valorização da comunidade local e regional a fim de fortalecer e interagir com a sociedade;
4 – Busca da parceria com as universidades presentes em São Miguel do Araguaia (UNOPAR e UEG); bem como a UEG de Porangatu;
4 – Busca de Estratégias para captação de recursos.
Esteve presente nesta reunião:
Professora Marlene – Presidente da ONG GIBA-Pró-Rios
Enivaldo Alves (Sula) Presidente da Ong SARC – Sociedade de Amigos do Rio Crixás,
José Vanderley Cambuim – Chefe da APA Meandros do rio Araguaia;
Ana Paula – Chefe Substituta da APA Meandros do rio Araguaia;
Luzitânia de Almeida – Secretária da APA Meandros do rio Araguaia
Mônica – Funcionária na APA Meandros do rio Araguaia

Logo após a reunião acima citada, reunimos com:
Fábio Cabral - Interlocutor Regional do Vale do Araguaia do Goiás Turismo;
Nelson Bueno Barros - Analista e Representante do Sebrae;
Professora Ely – Presidente da Agência Municipal do Turismo e Presidente do Fórum Regional do Turismo e nesta reunião estudamos mecanismo para incrementar o turismo sem, contudo agredir ou pelo menos minimizar os impactos ambientais.
Leonardo - Goiás Turimo
Foi uma boa reunião e é preciso acontecer mais vezes de forma a integrar nossas ações.
Veja a foto “oficial” dos participantes.

terça-feira, 16 de março de 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ANO DE 2009

Em 2009, a SARC, montou o acampamento para realizar seus trabalhos de Educação Ambiental na praia denominada Cartão Postal, tendo como coordenador o vice-presidente o Sr. Domingos Gomes de Sousa, que permaneceu durante todo o mês de julho prestando serviços naquele rio, sendo que, ao sr. Prefeito, foi solicitado a sua liberação para desenvolver suas atividades junto a SARC, como já é costumaz esta ação, e haja vistas que Enivaldo Alves da Silva, estava em viagem acompanhando sua mãe em tratamento médico na cidade de Goiânia.

A equipe que prestou serviços neste ano foi:

NOME / CARGO / FUNÇÃO / PERÍODO

Enivaldo Alves da Silva/Presidente/Integral (quando não estava de viagem)
Domigos Gomes de Souza/Vice-Presidente/ ntegral
Josemar Rodrigues da Silva/Tesoureiro/Integral
Valdei Alves de Sousa/Diretor Social/Integral
Maria Aparecida da Costa Souza/Relações Públicas/Integral
José Roberto da Silva/Suplente do Fiscal/Integral
Luzitânia de Almeida Alves/Conselheira Fiscal/Fins de Semana
Aquila Pricilla de Almeida da Silva/SARC-Mirim/Integral
Andressa Suianny de Almeida da Silva/SARC-Mirim/Integral
Thalita da Costa Sousa/SARC-Mirim/Integral
Amanda Priscila da Costa Souza/SARC-Mirim/Integral
Camila Carvalho Lima/Estagiária em Biologia/Integral
João Antonio Silva/Estágiário em Biologia/Integral
Patrícia Magalhaes Pinheiro/Estagiária em Biologia/Integral


PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS

 Cadastramento de acampamentos, reunião com acampantes para palestras e dinâmicas sobre o meio ambiente;
 Distribuição e leitura das normas de convivencias com o rio Crixás;
 Orientação para não deixar os lixos nas praias e deposição dos mesmos no local indicado;
 Vistoria, após os desmontes, do local onde estavam montado os acampamentos;
 Recolhimento de materiais predatórios (redes, tarrafas, pindas, boias) que estavam no rio.
 Capacitação prática do Sr. Arcemi, fiscal ambiental da cidade de Bonópolis.

PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS

 Equipe coesa e dedicada;
 Apoio da APA – Meandros do Rio Araguaia através de seu gestor José Vanderlei Cambuim;
 Apoio do CEREA – Centro de Recuperação de Alcoolátras em São Miguel do Araguaia
 Apoio da Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Araguaia
 Apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Araguaia
 ICMbio – Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade.

PRINCIPAIS PONTOS NEGATIVOS

 Ausência de uma fiscalização mais efetiva;
 Grande quantidade de lixo deixado nas praias;
 Alto índice de materiais predatórios no rio;
 Alto consumo de tartarugas;
 Ausência de policiamento de forma permanente;
 Alto índice de desrespeito às normas de convivências;
 Barracos abandonados nas praias após o período de temporada

CONCLUSÃO:

Este ano percebemos um retrocesso no comportamento de muitos que ali acamparam, pois foi grande o número de acampantes que usaram madeira da mata ciliar para fazer seus barracos; a quantidade de lixo abandonado nas praias e barrancos também foram tristemente maior que em anos anteriores; materiais predatórios eram colocados nos rio de forma discriminada e sem temor, pois à luz do dia estendiam redes, soltavam boiás, pindas... O que indica que deve ser intensificado o trabalho de educação ambiental naquele rio e concomitantemente uma fiscalização rotineira deve acompanhar a equipe da SARC para que não fique tão isolada e só neste trabalho, inibindo assim ações predátorias e poluição do rio.
Também foi registrado pelos de animais silvestres indicando que houve caça e captura deste tipo de animais e que foram ali mesmo descarnados; além de vários cascos de tartarugas que foram encontrados ao longo do rio.
Se ações como estas continuarem a ser praticadas seguidamente, o ecossistemas naquela região sofrerá grandes consequências que resultará na excassez de peixe, poluição ou mesmo a contaminação das águas ao serem lançadas vários tipos de produtos no rio.

Segue registros fotográficos.

São Miguel do Araguaia-GO, 30 de agosto de 2009.

Enivaldo Alves da Silva
Presidente da SARC


Normas de Convivências com o Rio Crixás

NORMAS DE CONVIVÊNCIA COM O RIO CRIXÁS

1 – Na instalação de acampamento não recursos vegetais da região, (mata ciliar). Use estrutura metálica, bambu ou madeira beneficiada.

2 – Todo material do acampamento deverá ser retirado no final da temporada, para que a praia fique limpa.

3 – O lixo deverá ser separado. Enterre o lixo orgânico no barranco, longe da margem do rio.

4 – O lixo reciclável (plástico, papel, lata e vidro) deverá ser levado de volta para a cidade, ou depositado em locais determinados. Nunca o deixe nas margens das rodovias.

5 – Na construção de sanitários, use material biodegradável no escoramento da fossa (balaios, caixote, trançados de palha, tábuas, bambus, etc.). Proibido o uso de tambores.

6 – Proibido a prática de cimentados nas praias e margens do rio.

7 – Proibido o uso de foguetes, pois eles afugentam os animais e podem provocar incêndios.

8 – Instale abafadores nos motores dos geradores a fim de diminuir a poluição sonora e desligue-os sempre que possível.

9 – Pesque somente com linha de mão, caniço ou molinete, Proibido o uso de material predatório. Obedeça a Legislação de Pesca. (tire a licença, solte os peixes abaixo da medida e transporte somente o permitido pela legislação).

10 – Caçar é crime. Não mate e nem aprisione animais silvestres.

11 – Para que o acampamento receba o Certificado de Parceiro Ambiental é necessário:

• Cumprir as normas de convivências;

• Participar das reuniões dos acampamentos nas praias;

• Passar na avaliação dos educadores sobre o comportamento de sua ação ambiental;

• Não cometer nenhuma ação predatória;

• Participar da reunião dos Chefes de Acampamentos em Goiânia ou São Miguel do Araguaia-GO

12 – O acampamento deverá ter identificação por meio de faixas ou placas.

13 – Proibido o uso de carro nas praias, bem como o uso do som em volume alto.

14 – Não é permitida a presença de animais domésticos nas praias.